domingo, 22 de março de 2015

Encanto não se explica!


Crianças de Escola se vislumbram ao admirarem o Céu de Realeza

Por Charline Barbosa e Jéssica Pauletti

Na última quarta-feira (11/03), nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi realizada uma observação noturna do Céu, organizada pelo Astrônomo Real Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora (ARCAA), em Realeza.
Esta observação tinha por finalidade atender a solicitação realizada por uma professora de Ciências/Biologia, Francieli Carla Soares. A mesma trabalha na Escola Tesouro Encantado, localizada no município de Realeza/PR e, por meio de diálogo com alguns integrantes do grupo, questionou se o mesmo mediaria uma Observação Astronômica com seus alunos(as) do 5º ao 9º ano. Assim, diante de um dos maiores objetivos da ONG ARCAA, que é divulgar a Astronomia para a comunidade, este pedido foi prontamente e felicitamente atendido! A observação foi marcada para as 20 horas e 15 minutos da noite.
O fim da tarde daquele dia se mostrava seriamente indeciso. Não sabíamos se choveria, se o Céu ficaria nublado, se os raios que se apresentavam iriam trazer uma tempestade ou se teríamos um lindo Céu com estrelas, planetas e o pedacinho da nossa maravilhosa Via Láctea. No entanto, logo as nuvens desapareceram, os raios sumiram, as estrelas “deram a cara”, os planetas se fizeram luzir em cena e os sorrisos completaram o que seria uma linda noite.
Chegado o momento, se faziam presentes no local cerca de 50 pessoas, dentre elas pais, mães, professores(as) da escola e alunos(as), bem como alguns dos membros do ARCAA. A observação ocorreu  na praça da UFFS, em frente ao laboratório 02, que se trata de um local viável para “uma aula prática de Astronomia”.
Aos participantes, dois telescópios e um binóculo estavam disponíveis, além de muita vontade e a curiosidade dos(as) alunos(as). Enquanto alguns dos(as) membros do Clube cuidavam dos telescópios para acertar a localização do que estava sendo observado, os(as) demais membros questionava grupos de alunos(as) por meio de curiosidades do universo. Tais como: Porque não observamos a Lua no Céu nesse momento? O que é uma Estrela? Ela pisca? Quantas estrelas existe no Sistema Solar? E a partir das respostas outras perguntas/dúvidas surgiram.
Durante a observação um menino questionou sobre a fabricação de telescópios; outro já queria entender como sabíamos o nome das constelações e foi assim por diante que houve uma ótimo diálogo entre membros e alunos(as). As crianças relataram que não haviam parado para observar o Céu de Realeza e que passariam a fazer isso com mais frequência, também pediram para que em outras observações elas fossem chamados.
Assm, o ARCAA muito agradece a professora Francieli por entrar em contato com o grupo, bem como aos(as) alunos(as) que participaram da observação. Posteriormente, em diálogo com a professora, percebemos que foi um momento gratificante para todas as partes envolvidas.
Diante de nossa satisfação, certamente serão realizadas outras parcerias com a Escola Tesouro Encantado, bem como com outras Instituições, Entidades e com a comunidade em geral.
Na sequência, confiram alguns momentos da Observação Astronômica. Os registros ficaram sob direção da integrante do Clube Maiara Vissoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário